31/12/2012

Ganhei meu primeiro concurso! *0* + Ano Novo Japonês


Yo, minna! O Chocolate ao Licor está encerrando 2012 com chave de ouro! *u*

Como vocês sabem, estava acontecendo um concurso no Love Baka. Como foi o primeiro concurso que eu participei, quase caí da cadeira do computador quando vi que tinha ganhado, principalmente em primeiro. Estou tão feliz~ *0*

Ainda tenho muita coisa pra melhorar aqui apesar disso, vou me esforçar sempre pra melhorar o CL :3 (se não for pedir demais, quero um dia chegar no nível do Kawaii World)

Arigatou à todos os meus leitores. Afinal, sem vocês o Chocolate ao Licor não seria nada, meus lindos :*

-------

E só pra não ser um daqueles posts que eu só falo e falo, eu trouxe algumas imagens do ano-novo japonês, e as tradições japonesas do mesmo. Enjoy~

Tradições:

Ir ao Templo:

Vocês com certeza já devem ter visto em algum anime ou ouvido falar dessa tradição. Japoneses costumam ir aos templos para pedir proteção, podendo isto ser antes, durante, ou após a passagem do ano. Na noite do dia 31 de dezembro, os templos budistas ficam lotados para a cerimônia de 108 badaladas para afastar os 108 desejos mundanos. A última badalada acontece exatamente no momento da virada. Milhares de japoneses também costumam acordar antes do sol nascer para visitar os templos.

Arrumar a casa:

Já ouviram falar que casa bagunçada na virada de ano dá azar? No Japão, a casa deve receber o ano que chega bem limpa. Os moradores da casa fazem juntos uma grande limpeza. Tetos, cantos escondidos, tatamis, tudo é revirado e espanado. As empresas também convocam seus funcionários para arrumar o escritório, e os vizinhos ajudam na limpeza do bairro.

Enfeites:

Feita a limpeza, chega a hora de decorar a casa para receber os bons espíritos e afastar os maus. Na entrada, é colocado um par de kadomatsu, um arranjo de ramos de pinheiro e bambu, que traz boa sorte. O papel também é usado para confeccionar o heisoku, um amuleto que precisa ser feito pelos homens (tão achando que é só nóis que trabalha?), pois a deusa Amaterasu, a quem é dedicado, ficaria com ciúmes caso uma mulher o fizesse. Nos cantos da sala principal, um arranjo de flores é colocado para dar o clima de ano-novo.

Presentes:

No Japão, o ano-novo também é época de agradecimento. O costume dita que as pessoas deem presentes a conhecidos, professores, superiores no trabalho ou parentes. As lojas de departamento ficam abarrotadas de opções, que em sua maioria são bebidas ou alimentos. (Cara, presente de natal, presente de ano-novo, não sei como as famílias não falem no final do ano)

Banquete:

É costume não trabalhar nos três primeiros dias do ano, e isso inclui cozinhar em casa. Por isso, os banquetes de ano-novo e dos dias seguintes têm de ser preparados com antecedência. Cada alimento para a ocasião simboliza boa saúde ou sorte. O prato principal de 1º de janeiro é o ozooni, uma sopa feita à base de mochi. Diz-se que o ozooni guarda o espírito do arroz, abençoado pelos deuses. (...Wow, eles comem espíritos)

Nascer do Sol:

Os japoneses acordam cedo no primeiro dia do ano, para poder ver o primeiro nascer do sol e orar por alegria e prosperidade, costume chamado de hatsuhinode. Logo pela manhã, os templos xintoístas ficam abarrotados por multidões que vão pedir saúde e felicidade.

----------------------------------------------------------------------------------

Agora vamos às imagens, e um feliz e próspero 2013 para vocês!

Fireworks, Japan, New Year, Christmas, Holidays

New Years Parties in Tokyo








6 comentários:

  1. Você mereceu :) e não foi só eu que penso assim porque os outros 2 blogs que analisaram qual eu adimiro muito também gostaram :) quando o thonn kun me entregou as analises dele me disse logo que o chocolate ao licor tinha o imprecionado \o bom já coloquei banner de divulgação lá no love baka mas caso você queira mudar para uma imagem que você acha melhor é só me dar que eu troco ok ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que ele disse isso? *0*
      Eu vi que você colocou quando eu fui lá :3 Não precisa mudar não, eu amei a imagem *-*

      Excluir
  2. Anônimo31/12/12

    Yo...
    Quero muito visitar o japão, pois lá é cheio de tradições, como as citadas acima é ainda é um país muito bonito, cheio de tecnologias é realmente um lugar ótimo. Li o comentário da Cris Chan, é o seu também, realmente disse isso, esse blog mim impressionou muito, a maneira dos gadgets, o cabeçalho, tudo, realmente amei esse blog, é para demostrar esse amor, logo quando entre, li um post vi que tinha um ótimo conteúdo é decidir segui-lo, pois assim poderia desfrutar mais desse paraíso. A proposito parabéns por ter vencido o concurso do Love Baka, é um dia, que está bem próximo, você chegará ao nível do KW, quem sabe você até ultrapasse! Pois esse blog realmente merece. Agora tenho que ir, pois quero muito fazer um post, mais acho que só vou postar amanhã...

    Kisus...
    Bye-Bye...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-------------*

      Fiquei lisonjeada agora...Eu juro que queria escrever uma resposta descente, mas depois do seu comentário eu estou num estado que eu quase peguei pra tomar a cerveja que meu pai colocou aqui do lado ao invés do meu copo de coca. *risos*

      Excluir
  3. Eu lembro no K-On que elas ficaram acordadas até de manhã para ver o primeiro sol nascer >//< Feliz Ano Novo Shiori-san
    Até+, Yume Sekai // Otome Land

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que você mencionou, acho que K-On é um dos animes que mais aparecem as tradições japonesas xD
      Feliz ano novo pra você também, Hitori-chan >u<

      Kissu~

      Excluir